Muito mais do que só exemplos de superação, as pessoas com deficiência também querem ser vistas e vestidas, pois também tem personalidade, experiências de vida e estilo próprio, assim como pessoas não deficientes.
Você já parou para pensar o quão difícil é para uma pessoa com deficiência ou com a mobilidade reduzida o simples ato de se vestir? Parece óbvio dizer, mas pessoas com algum tipo de deficiência têm necessidades diferentes quando a questão é a moda. Muito mais do que só exemplos de superação, as pessoas com deficiência também querem ser vistas e vestidas, pois também tem personalidade, experiências de vida e estilo próprio, assim como pessoas não deficientes. E é justamente por isso que iniciativas de moda inclusiva, com roupas adaptadas para pcd e com visual bacana são tão importantes e precisamos falar sobre.
Considerado um dos mais brilhantes cientistas da história, o britânico Stephen Hawking (1942-2018) deixou informações preciosas para a melhor compreensão do universo. O astrofísico tem também sua imagem ligada à esclerose lateral amiotrófica, doença neurodegenerativa que o obrigou a usar uma cadeira de rodas. Entre todos os desafios de Hawking, porém, existia um que, embora óbvio, não chamava tanta atenção quanto as complexas equações que nos ajudaram a conhecer melhor os buracos negros ou como se deu o big bang. Ele não conseguia se vestir sozinho por causa das limitações impostas a seu corpo. Essa é uma enorme complicação para pessoas com deficiência.
Além disso, sofrem para encontrar peças com estilo, bem cortadas. A lacuna, tudo indica, começa agora a ser preenchida. Aos poucos, modelos desenhados para esses consumidores chegam ao mercado respeitando a individualidade, autonomia, corpo e expressão de identidade de cada indivíduo.
Apesar de super relevante e necessário, infelizmente, o assunto moda inclusiva é pouco debatido e ainda é difícil de encontrar marcas nacionais e internacionais que produzem roupas adaptadas para pcd.
A moda inclusiva se trata de autonomia e expressão da identidade. Diferente do que se imagina, roupas adaptadas para pcd não precisam ser peças mirabolantes, com super tecnologias ou modelagens complexas. Quando falamos em roupas adaptadas para pcd o menos é mais, até porque elas precisam ser fáceis de vestir e funcionais.
Soluções primordiais, como por exemplo, zíperes laterais ou fechamento por velcro, que facilitam o vestir de quem tem a mobilidade reduzida, modificações básicas nas modelagens que possibilitam maior conforto de uso para cadeirantes, etiquetas em braile para que pessoas com deficiência visual saibam o que estão vestindo, isso tudo sem comprometer o visual e informação de moda das peças, são fundamentais.