POR Nicole Santomauro / Prefeitura Municipal de Barra do Piraí
Abrindo o pré-Carnaval, saiu nesta segunda, 05, o Bloco das Piranhas, um dos mais tradicionais da cidade. Seu nome é muitas vezes associado a um tom humorístico e irreverente, refletindo a atmosfera descontraída e festiva do Carnaval. Os participantes costumam se vestir de maneira extravagante e colorida, usando fantasias criativas e, em alguns casos, caracterizando-se como “piranhas”.
Em Barra do Piraí, o bloco foi desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Saúde, que ficou responsável pela distribuição de preservativos. Além disso, a Secretaria de Cidadania e Ordem Pública realizou o controle dos vendedores ambulantes. O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) atuou no fechamento e abertura das ruas, juntamente com a Polícia Militar e Guarda Municipal que prestaram serviços de segurança para o local.
João Paulo César Silva, um dos animadores do bloco, fez comentários sobre como essa foi mais uma edição de sucesso. “Pessoalmente, eu adoro o Bloco das Piranhas. Todo ano visto minha fantasia e saio pelas ruas! Gosto muito do Carnaval e de toda essa alegria que ele traz com a participação dos foliões, que se unem para celebrar a festa de maneira descontraída e divertida”, diz João lembrando da importância da segurança nesses eventos. “É ótimo que tenha toda essa fiscalização, tivemos um bloco sem ocorrências policiais e isso é extremamente importante para mostrar que o Carnaval pode ser celebrado em segurança”.
Para o prefeito Mario Esteves, o Carnaval é uma festa alegre que merece reconhecimento e gera bons frutos para a cidade. “O Carnaval é a maior festa popular do mundo e nossa intenção é elevar cada vez mais o BadoPi Folia. Nós temos um ótimo pré-Carnaval em nossa cidade, cheio de blocos elogiados por muitos. Cada “Bloco das Piranhas” tem sua própria história e tradições locais, mas, em geral, eles representam uma manifestação lúdica e espontânea durante esse período, envolvendo música, dança e alegria” finaliza Mario.