sábado, setembro 21Sejam bem vindos

Primeira etapa do projeto “Revi-VER” 2024 é promovido em Volta Redonda

Cirurgias de catarata, exames e procedimentos pós-operatórios acontece na Ilha São João até a próxima sexta-feira (12).

A Prefeitura de Volta Redonda promove nesta semana a primeira etapa de 2024 do projeto “Revi-VER”, que oferta cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Até a próxima sexta-feira, 12, serão realizadas 700 cirurgias no centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João. O “Revi-VER”, implantado no município em junho de 2021, já soma cerca de 14,5 mil cirurgias realizadas.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Os pacientes devem comparecer à Ilha São João na hora marcada e com o exame pré-operatório pronto. Após a operação, a equipe de enfermagem do projeto faz a primeira aplicação do colírio, que deve ser usado de hora em hora no primeiro dia. O frasco do medicamento é doado pela prefeitura, e a primeira consulta de revisão é feita no dia seguinte ao procedimento, também na Ilha São João.

Mais serviços

A etapa de janeiro do projeto também vai realizar 632 exames de biometria para o pré-operatório da cirurgia de catarata e 325 Capsulotomia Yag Laser, procedimento pós-operatório para tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Além dos atendimentos na Ilha São João, serão realizados no Centro Oftalmológico Municipal, na Policlínica da Cidadania, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, 430 OCTs (Tomografias de Coerência Óptica). O exame permite avaliar diversas estruturas oculares por meio da emissão de feixes de luz para obter as imagens.

Cirurgias de catarata no Hospital São João Batista

Ainda pelo projeto Revi-VER, estão programadas para o próximo sábado, 13, 30 cirurgias de catarata no Hospital São João Batista (HSJB). Os procedimentos no centro cirúrgico da unidade são indicados para pacientes com idade avançada e que possuem alguma comorbidade, entre elas cardiopatias, hipertensão arterial, AVC (Acidente Vascular Cerebral), Alzheimer e Parkinson. Por apresentarem este quadro clínico, esses pacientes precisam ser sedados durante o procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *