As Policlínicas da Cidadania, da Mulher e da Melhor Idade de Volta Redonda realizaram mais de 887 mil atendimentos entre janeiro de 2021 e maio deste ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os locais oferecem atendimento/tratamento e contam com diversas especialidades médicas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Além das policlínicas, o número total de atendidos corresponde também às consultas ambulatoriais em toda a Rede Municipal de Saúde.
Para se ter uma ideia, só a Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza – que funciona no Estádio Raulino de Oliveira, no bairro Jardim Paraíba –, registrou 433.506 atendimentos de janeiro de 2021 até o último mês de maio. O espaço conta com as seguintes especialidades médicas: angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, pneumologia pediátrica, reumatologia, urologia, nutrição e fonoaudióloga.
“Esses serviços especializados reforçam a média complexidade oferecida no município e, com isso, tivemos um crescimento significativo nos últimos três anos e meio à medida em que fomos reorganizando o sistema municipal de saúde. Vale lembrar que, para ter acesso à consulta médica em atenção especializada, o morador deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa. Lá, o médico generalista (clínico geral) poderá encaminhá-lo ao especialista em uma das policlínicas de Volta Redonda”, comentou a diretora do departamento de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, Sheila Rodrigues.