Ações começam a ser executadas já a partir de setembro, com a inauguração de polos esportivos no bairro.
Os moradores do Belém receberam a devolutiva das demandas selecionadas no Programa Comunidades de Angra na noite desta segunda-feira (7). Foram apresentadas as soluções para mais médicos nas unidades de saúde, facilidade para agendamento de consultas, promoção de ações culturais na comunidade, maior disponibilidade de cursos profissionalizantes e a criação de polos esportivos.
Algumas dessas ações devem começar a funcionar já no começo de setembro, como a criação de polos esportivos de basquete, vôlei e futsal.
– Todo o programa está sendo feito com base nas demandas e necessidades apontadas pela população. Desta forma, o projeto pode ser desenvolvido da melhor forma possível para atender os moradores. É voz do povo sendo ouvida pelo poder público – comentou Rodolfo da Fonseca, morador do Belém.
Saúde
Na saúde, os moradores do Belém elegeram duas demandas principais para serem tratadas: mais médicos na unidade de saúde e mais facilidade para agendar as consultas no posto de saúde do bairro.
Como resposta para os pedidos, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que já está sendo feito o cadastro da população e um estudo de georreferenciamento para ampliar mais uma equipe ESF com um médico 40h. Na questão sobre a agendamento, no começo de julho, uma nova médica foi contratada para a vaga da médica da família, possibilitando uma maior oferta de vagas de atendimento médico na unidade.
Esportes, cultura e lazer
Outro ponto solicitado pelos moradores foi a construção de novas áreas de lazer e a elaboração de projetos voltados para a cultura e o esporte.
No começo de setembro, o bairro ganhará polos de basquete, futsal e vôlei. As inscrições podem ser feitas na sede da secretaria de esportes, no Estádio Municipal. O bairro também vai ganhar um campo society. A ordem de serviço já foi assinada e as obras devem começar ainda em agosto.
No momento, a Secretaria Municipal de Cultura está executando os processos administrativos necessários para a contratação de profissionais para que sejam realizadas atividades culturais no bairro.
Bem-Estar Animal
Para a localidade, existe uma previsão do mutirão de castração nos dias 25, 26 e 27 de setembro. Assim como em 2022, o projeto vai atender várias localidades de Angra dos Reis, incluindo o Belém, que receberá um aumento de 25 vagas para castração.
Cursos profissionalizantes
A profissionalização dos moradores do Belém foi outra demanda solicitada pelos moradores. Para atender este pedido, a secretaria de desenvolvimento econômico vai abrir um edital com vagas para diversos cursos profissionalizantes, como mecânico de refrigeração domiciliar, soldados, manutenção de motores de popa e costura básica.