Devido às precipitações pluviométricas que assolaram o município de Angra dos Reis desde a noite da última quinta-feira (21), várias localidades estão com interrupção no fornecimento de energia elétrica. A administração municipal relata que os bairros Praia do Machado, Serra D’água, Camorim Grande, Cantagalo, assim como a Vila do Abraão, situada na Ilha Grande, estão sem eletricidade.
A prefeitura emitiu comunicado informando que está direto em contato com a Enel, empresa concessionária do serviço de eletricidade na região, a qual já foi mobilizada e está em estado de alerta ante a possibilidade de novas tempestades severas entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23).
Na localidade de Serra D’Água, os habitantes organizaram uma manifestação, obstruindo a Rodovia RJ-155 (Rodovia Saturnino Braga), como forma de protesto pela falta de energia. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram destacados para o local.
O titular da pasta de Mobilidade Urbana, Ricardo Ferreira, ratificou a mobilização tanto da Polícia Militar quanto do Corpo de Bombeiros. A Enel comunicou à prefeitura que esforços estão sendo empregados para a pronta restauração do abastecimento elétrico em Serra D’água, a questão está sendo firmemente cobrada pela administração municipal do fornecedor responsável.
No Morro da Glória, região central de Angra dos Reis, o colapso de um muro de contenção foi registrado na tarde desta sexta-feira (22), sem, contudo, resultar em ferimentos a qualquer indivíduo. Segundo informações provenientes da Defesa Civil e da Secretaria Executiva de Serviço Público, não há indícios de risco iminente de desmoronamento.
Na Ladeira do Jorge Elias, localizada no Morro do Carmo, uma inspeção de uma obra em curso foi realizada por funcionários da prefeitura, conferindo que o desenvolvimento atual da obra não oferece perigo aos residentes da área adjacente. Uma equipe municipal igualmente realizou vistorias na localidade do Bracuí, área que foi permeada por intensas chuvas em dezembro de 2023. No mesmo ensejo, procedeu-se à desobstrução da rede de drenagem no trecho de Santa Rita do Bracuí e foram conduzidas vistorias adicionais no Quilombo, na estrada Beira Rio e na Rua das Bromélias.
Durante toda manhã, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, com apoio da Polícia Rodoviária Estadual, atuou na remoção de detritos na RJ-155, especificamente um arbusto que tombou nas proximidades do túnel, no trajeto para Barra Mansa. Servidores do Serviço Público estiveram no Zungu com o propósito de reparar uma ponte de porte menor que fora afetada pelas chuvas.
Na estrada Rio-Santos, uma equipe da concessionária CCR está conduzindo operações para remover uma árvore caída na região do bairro do Frade. A faixa da pista em direção ao centro encontra-se bloqueada.
Finalmente, na tarde desta sexta-feira, realizou-se um encontro no posto avançado de operações da Defesa Civil, reunindo representantes das principais secretarias municipais. A administração de Angra dos Reis sublinha a premente necessidade da população permanecer vigilante aos canais oficiais de informação e aderir rigorosamente às diretivas emitidas pela Defesa Civil.