
No Vaticano, toda a autoridade legislativa, judicial e executiva reside no papa. E durante séculos, os líderes da Igreja Católica Romana foram escolhidos em reuniões privadas conhecidas como conclaves.
Tecnicamente, qualquer homem católico romano pode ser eleito papa. Mas desde 1379, cada papa foi escolhido no Colégio dos Cardeais, o grupo que dá os votos no conclave.
Muitos dos cardeais são bispos e arcebispos nomeados pelo papa para ajudar em questões religiosas. Alguns trabalham no Vaticano, mas a maioria está espalhada pelo mundo e dirige uma diocese ou arquidiocese.
Quando chega a hora de votar em um novo papa, todos os cardeais com menos de 80 anos viajam a Roma para participar.
O primeiro papa foi São Pedro que, segundo a ACI Prensa, recebeu de Jesus o Supremo Poder Pontifício, instituiu a primeira ordem eclesiástica e a oração do Pai Nosso. E até o final de 2022, o Vaticano teve 266 papas, sendo o Papa Francisco o último selecionado para ocupar o cargo.
QUEM FOI PAPA FRANCISCO

Papa Francisco durante as celebrações de Domingo de Páscoa, no Vaticano (Tiziana FABI/AFP)
O Papa Francisco é o 266º papa em toda a história da Igreja Católica, tendo sido eleito no conclave de 2013 depois que Bento XVI renunciou à sua posição como pontífice. Ele é originário de Buenos Aires, na Argentina. Seu nome é Jorge Mario Bergoglio, e ele é descendente de italianos. Foi o primeiro papa latino-americano da história.
Jorge Bergoglio formou-se técnico em Química, atuando profissionalmente durante alguns anos, mas aderiu à vida religiosa na década de 1950, tornando-se membro da Companhia de Jesus em 1958. Escolheu o nome Francisco em referência a São Francisco de Assis, santo conhecido por sua humildade e cuidado com os pobres.”
Na manhã desta segunda, 21, às 7h35, o Papa Francisco veio a óbito no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta. Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20). O Pontífice ficou 38 dias internado com problemas respiratórios, mas causa da morte ainda não foi informada.
O corpo do papa Francisco será colocado em um caixão na tarde de hoje. Cerimônia será realizada às 15h (no horário de Brasíliana capela da residência Santa Marta, onde o papa morava. Segundo o Vaticano, o cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Romana, presidirá o rito de certificação da morte e a colocação do corpo no caixão.
O Papa Francisco já havia expressado o desejo de ser sepultado na Igreja de Santa Maria Maggiore, em Roma. A igreja foi o primeiro lugar que Jorge Mario Bergoglio foi após se tornar papa e que procurou durante a pandemia de covid-19. Ele disse mais de uma vez que se sentia “engaiolado” no Vaticano. É a primeira vez em mais de um século que um papa será enterrado fora do Vaticano. A escolha foi por se tratar da igreja que Francisco tradicionalmente frequentava para fazer suas orações em Roma (diocese da qual era, oficialmente, o bispo). Antes dele, Leão XIII, em 1903, pediu para ser enterrado na igreja de São João de Latrão.